Veja como fazer a consulta bolsa família

Neste artigo, vamos aprender como fazer a consulta bolsa família e o que ela pode nos informar.

Como o Bolsa Família é um benefício social pago com o dinheiro do contribuinte, é obrigatório que se preste conta dos valores utilizados. Esta é a função do Consulta Bolsa Família: dar transparência ao benefício social.

Enquanto a consulta particular é feita pelo aplicativo de celular ou através do Portal do Cidadão da Caixa, a Consulta Pública Bolsa Família é realizada nos seguintes locais:

  1. Sistema SIBEC;
  2. Portal da Transparência;

Continue lendo para saber tudo sobre o sistema.

Veja como fazer a consulta bolsa família

Criado pela Caixa Econômica Federal, o Sistema SIBEC é o principal portal para Consulta Pública do Bolsa Família. Através dele, é possível conferir se a família foi aprovada a participar do programa e qual a situação do benefício.

Veja como fazer a consulta bolsa família
Veja como fazer a consulta bolsa família

Ele é um sistema útil tanto para as famílias beneficiárias que querem verificar a situação do seu pagamento quanto para as que querem conferir se foram aceitas no programa. Além disso, as informações estão disponíveis para todos os cidadãos que desejam fiscalizar o Governo Federal. O SIBEC permite 3 tipos de consultas:

  • Por Estado;
  • Por Município;
  • Por Família;

O outro meio para realizar a Consulta Bolsa Família é através do Portal da Transparência. Trata-se de um portal online onde as pessoas podem fazer a auditoria pública das finanças Federais.

Consulta Bolsa Família
Consulta Bolsa Família

Em outras palavras, é neste portal que os cidadãos podem ver como o Governo Federal está investindo o dinheiro dos impostos. Dessa forma, isso inclui os valores transferidos para o Programa Bolsa Família.

Ao contrário do Sistema SIBEC, no Portal da Transparência não é possível visualizar a situação do benefício. Em contrapartida, é possível conferir o valor em dinheiro recebido por cada família e em que data os recursos foram sacados.

Existem duas formas de consultar os dados da Consulta Pública Bolsa Família pelo Portal da Transparência: através do link direto ou buscando pelo nome ou NIS.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *